domingo, 6 de junho de 2010

K9


Pois bem, cheguei às novas postagens! E pra comemorar, um texto que não é meu! :P
Como eu havia dito, estou lendo o livro “O Problema do Sofrimento”, de C. S. Lewis. Abaixo uma analogia (na minha opinião, muito bem desenvolvida) que trata da nossa relação com Deus através da relação de um animal com dono. Talvez alguns considerem esse trecho um pouco agressivo, em virtude de ele nos comparar a cães, mas cá entre nós, em termos de grandeza, os cães estão muito mais próximos dos homens que os homens de Deus, capicci?!
  Lewis é um grande escritor. Quem não conhece seus livros, recomendo que o faça!
Buenas, vamos ao que interessa:

"[...] Contudo, essa analogia é menos apropriada, levando-se em conta que o homem não criou o animal e não o compreende de todo.
[...] O homem amansa o cão em primeiro lugar para que o possa amar, não para que o cão possa amá-lo, e para que esse cão possa servi-lo, não o homem a ele.
[...] Os objetivos do homem não podem ser alcançados a não ser que o cão também, à sua maneira, ame o homem. Tampouco pode o cão servi-lo a menos que o homem, de uma forma diferente, sirva o cão. [...]
O homem infere na natureza do cão e torna-o mais passível de amor do que ele seria em estado natural. Neste caso o animal tem cheiro e hábitos que frustram o amor do homem, que o lava e treina, ensina-o a não surrupiar as coisas e, dessa forma, vê-se em condições de amá-lo inteiramente.
Ao filhote, todo o procedimento pareceria, caso ele fosse um teólogo, lançar sérias dúvidas sobre a "bondade" do homem. Já para o cão totalmente desenvolvido e adestrado, maior, mais saudável e com mais tempo de vida que o cão selvagem - além de acolhido por uma espécie de Graça em um mundo de afeições, lealdades, interesses e comodidades inteiramente além de seu destino animal - não teria nenhuma dúvida desse tipo.
[...] Poderíamos desejar, de fato, que fôssemos tão pouco estimados por Deus, que ele nos deixasse livres para seguir nossos impulsos naturais; que Ele parasse de tentar nos treinar para levar-nos a ser algo tão diverso de nosso eu natural. No entanto, uma vez mais, não estamos pedindo mais amor, e sim menos.”
C. S. Lewis – O Problema do Sofrimento

Bem, conforme conseguir, vou continuar as minhas leituras e talvez transcreva mais algum trecho bacana pra por aqui. :]
Até! o/

Ticiano Castoldi

2 comentários:

  1. Não achei tão agressivo, achei muito bem desenvolvido, na verdade. Fico pensando o quanto de coisas mais a gente acha que tá indo no caminho certo, mas na verdade só continua impedindo a vontade perfeita de Deus. Gostei, mano! E o livro já me interessou!

    ResponderExcluir
  2. Bah!! Sempre me interessei pelos escritos de Lewis, mas pouco dele eu li. A cada pensamento e reflexão eu me impressiono mais com a simplicidade de sua escrita, contrastando com a profundidade de seus textos.
    De fato ele fora um gênio, pra mim o maior pensador cristão de nossos tempos.

    ResponderExcluir