domingo, 27 de junho de 2010

"Por amor às causas perdidas"

 
É sobre música (um título meio engraçado, eu sei :P).
Atualmente, salvar a música da banalização vem parecendo mesmo uma "causa perdida", mas pra falar a verdade não o é (ou no mínimo o ideal é que não vejamos dessa forma). É uma causa pela qual se deve prazar! Pra mim a música é praticamente uma prova da existência de Deus, tchê! Mas o que vem acontecendo com ela?
Há algumas semanas me dei ao luxo de parar pra pensar nos porquês da atual decadência musical (pena de quem não a percebe), e cheguei a algumas conclusões, que certamente não devem ser de minha autoria, já que são meio óbvias. Nem vou falar do sertanejo atual, “tchê music”, pagode, axé e funk... A música nacional (com exceções, vamos ser justos) é tão frustrante que eu poderia fazer uma postagem só sobre ela.

Analisando a história da música, da pra se perceber que a decadência veio com a mudança das faixas etárias alvo:

Em tempos remotos, tínhamos várias linhas de música folclórica, que costumavam retratar toda uma cultura, um estilo de vida. É algo digno de se ouvir! A prova de que são dignas está no fato de que são ouvidas, cantadas e, por vezes, praticamente cultuadas até os dias de hoje. De certa forma podemos até chamá-las “clássicas”, apesar de o termo só literalmente se aplicar à chamada “era de ouro” da música, indo de Bach até Beethoven - outro estilo de indiscutível qualidade.
Tivemos também a música erudita – não sendo necessariamente a clássica -, que não é a música popular e nem é fruto de folclore, mas da própria erudição, sendo um estilo mais formal. É uma música inteligente, grandiosa, passível de apreciação, mesmo. O ponto é que nos tempos onde essas linhas musicais eram predominantes, o público alvo era o adulto.

No final do século XIX o blues passa a criar certa consistência na cultura norte-americana, e explode no início do século XX. Temos ainda o público adulto, que foi parcialmente substituído apenas com a vinda do Rock’n roll. Aí o público passa a ser o jovem/jovem-adulto. Essa característica no âmbito musical permanece até a década de 1980, pelos meus cálculos. Ainda temos qualidade! O jovem-adulto tem geralmente a capacidade de avaliar, criticar, exigir algo que preste.

Da década de 90 até alguns anos atrás ouve uma queda de idade no publico alvo. Aqui no Brasil tínhamos Charlie Brown Jr. No topo, por exemplo. Ok, houve uma ligeira decadência, mas eles ainda eram bons! Nessa época ao menos era normal que as letras significassem algo.

E chegamos aos nossos dias. Veja bem: Banda Cine, Restart, NX0, RBD (não faz muito tempo), Simple Paln... Justin Beaber! Cara, que inferno! E adivinha? Público adolescente!
A música hoje é quase que plenamente comercial, e poucos são os artistas que prezam pela qualidade do trabalho e não se deixam cair nessas ondinhas. Junte música comercial com o adolescente como público alvo e vira nisso. Claro que hoje existem muitos músicos de qualidade, mas preste atenção nos que estão no “topo das paradas” e tenha uma noção do que é o gosto musical do povo do nosso tempo.
Se atreva a comparar NX0 com Led Zeppelin, RBD com U2, Banda Cine com Beatles, Restart com Luar na Lubre... Fui longe? Compare Justin Beaber com Tchaikovsky! Chega a ser engraçado, não?! Pois está aí a prova da decadência.
Só falta descobrir o motivo de o adolescente ter se tornado o centro do mundo musical. Eu imagino que seja em virtude da internet, que é inegavelmente o maior meio de disseminação musical da atualidade. A conclusão vem do fato de que o adolescente vem quase monopolizado a rede mundial de computadores e, portanto, uma coisa leva à outra.

Escrevi uma porção de coisas sobre o fato de existir, sim, música boa e ruim e do fato de que nem tudo é simples questão de gosto (não é só uma opinião radical e imparcial, isso tem algum fundamento), mas resolvi apagar pra evitar a fadiga. x]

Enfim, considero uma boa atitude da parte da ala brasileira portadora de cérebro a valorização da música pela arte que ela é. Acho inclusive importante que não sejamos imparciais quanto à sacanagem que vem ocorrendo com a nossa amada 1ª arte (é isso aí! Na lista das 9 artes, esta é geralmente posta como primeira da lista! :]).

Com essa postagem incompleta, me senti ainda mais inspirado ao assistir “August Rush”, ontem. Um ótimo filme! Recomendo!
Pra encerrar, gostaria de recomendar o blog de um amigo: Seeking For The Watchtower (Pedro L. Tramontini)
Há comentários interessantes sobre o assunto por lá, pra quem estiver interessado.

É isso! Até mais ver, gurizada! o/

Um comentário:

  1. wow! Acho que a coisa é tão decadente que dava pra ter um post sobre cada bandinha citada aí, a famosa "modinha" dos adolescentes. Cabelos bagunçados artificialmente com gel, trajes coloridos (e femininhos), blusinhas apertadas, e quanto mais desafinado se é, mais famoso se torna! ê mundo injusto!

    ResponderExcluir