domingo, 6 de junho de 2010

Mortos-Vivos - Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009


  Eu estava pensando... Boa parte das pessoas que conheço não parece se preocupar com o fim da vida ou procura não pensar muito nisso. Talvez pensam viver num mundinho onde é realmente possível envelhecer sem aproximar-se do momento de enfim enfrentar a morte.
  O que me incomoda, na verdade, é a capacidade que pode ter uma pessoa de se conformar com a morte como fim de tudo. Sabe... E se existir mesmo uma espécie de “salvação”?
  O destino após a morte deveria ser a maior das preocupações e das buscas de qualquer ser humano que tenha algum escrúpulo. Ok, alguns diriam que essa pouca vida que temos seria desperdiçada se a investíssemos em algo irreal. Concordo. Mas e daí? Que diferença iria fazer nós termos aproveitado esses nossos poucos dias e feito o “raio que o parta” nesse bendito mundo? Nenhuma! Se passarmos ao “nada”, não teremos sequer memórias, o que torna indiferente ter vivido bem ou mal. Nenhuma recompensa haverá pra alguém que “curtiu a vida”. O que eu quero dizer, é que as memórias, boas ou ruins, nesse caso, não vão tornar a eternidade de alguém melhor ou pior, tampouco vão fazer alguma diferença (deu pra entender o raciocínio?). Só que essa é uma realidade difícil de engolir, obviamente desconfortável. Sem conhecer certas verdades, parar pra pensar na crua realidade que é a morte, não pode mesmo ser confortável e, garanto, não é um hábito dos céticos. Enfim, por que deixar de investir a vida em algo que pode salvá-la só por parecer incerto à primeira vista? Vai que dê certo?! =D
  Eu creio que vou viver bem melhor esses meus 22, 70, 80, 90, ou sei lá quantos anos, sabendo que não vou simplesmente sumir, perder as memórias e deixar esse meu corpo voltar a ser o pó que o formou. Como vou fazer pra isso ser verdade? Bem, eu tenho tudo pra crer que um certo cara chutou a bunda do próprio túmulo, e ele prometeu ensinar o truque.
  E deixando um pouco de lado o “curtir a vida” após a morte, é bem como Jesus disse acerca do que a precede: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”, e é isso que tenho visto acontecer na minha vida, mesmo investindo numa fase dela que não diz respeito ao agora. É por essas e outras que eu cada vez mais acredito que as pessoas não fazem mesmo idéia do que é “curtir a vida”. x]

Ticiano Castoldi

Um comentário:

  1. Além de ter certeza da Vida Eterna, o cristão comprovadamente vive mais, entra menos em depressão, é mais feliz. Viver como cristão é lucro se visto à partir da vida mundana e, muito mais, à partir da Vida Eterna.

    Muito bom teu texto!
    Parabéns!

    ResponderExcluir