quinta-feira, 17 de junho de 2010

O combate e o ofício

  Um dia, em algum lugar que não recordo, ouvi a seguinte história:

  Certa vez um rico proprietário de terras viu-se necessitado de alguém que o servisse no ofício de lenhador. Quando a proposta foi divulgada, dois interessados apareceram. O salário seria alto, ambos estavam inegavelmente ansiosos por conseguir a vaga. O homem rico, então, decidiu fazer um teste com seus candidatos: “Aquele que conseguir preparar a maior quantidade de lenha daquelas árvores em um dia de trabalho, será contratado!”.
  No dia seguinte os candidatos levantaram no nascer do Sol, tomaram um bom café na casa do anfitrião e foram ao trabalho. Um deles cortava avidamente, sem descanso, pondo toda a sua energia naquilo e não desperdiçando um segundo sequer; o outro trabalhava com vontade, mas vez ou outra parava para descansar e afiar o machado. O primeiro obviamente rendeu muito mais até certa hora do dia, mas chegou um ponto onde o monte de lenha do outro, mesmo com seus intervalos, aumentava mais depressa que o dele. Sem descanso o primeiro continuou mas, decorrido certo tempo do dia, estava cansado e seu machado lhe parecia mais pesado . Ao anoitecer, o segundo, aquele que fez seus intervalos, descansou e afiou o machado, conseguiu o emprego.

  Afiar o machado... Quando o machado perde o fio, é preciso que seja empregada uma força muito maior para que a lenha seja cortada. É, eu diria, falta de sabedoria. Meio quebrado de tanto cortar lenha, venho falar do meu próprio erro.
  Uma coisa eu sempre soube, mas poucas vezes a ela dei atenção: na guerra há soldados valorosos, mas por infindáveis que pareçam as batalhas, não há homem de vigor interminável.
  O guerreiro que for sábio retira-se, descansa, pede instruções ao seu líder, e volta à batalha. E aí, quando volta, faz com maestria o serviço para o qual foi designado. >]

Ticiano Castoldi

  "Um machado sem corte exige que o lenhador faça o dobro da força, mas quem é inteligente afia o machado". Eclesiastes 10:10. Versículo sugerido por Lobox. :]

2 comentários:

  1. Muito bom!! Nada de insanidades, mesmo com ânimo, devemos ser cristãos sóbrios.

    Vlw, bom de verdade!!

    ResponderExcluir